Escolha eu time

Livro de Savio, com bastidores da carreira, será lançado em dezembro
  • 14:09

Livro de Savio, com bastidores da carreira, será lançado em dezembro

"Savio - Dribles certeiros de uma carreira de sucesso" conta como capixaba, que mora na Ilha, se tornou ídolo do Fla, fez sucesso na Europa e construiu pós-carreira sólido

Capa do livro de Savio, que será lançado primeiramente no Rio de Janeiro, no próximo dia 2 de dezembro (Foto: Divulgação)

Deixar a família e mergulhar em busca de um sonho, um tanto incerto, ainda aos 14 anos. Correr atrás de uma bola, driblar adversários e os percalços da vida. Tudo pela glória. Encarar o Rio de Janeiro, a grandeza do Flamengo e fazer com que uma Nação jogasse junto, ao seu lado. Na Europa, mais especificamente na Espanha, conquistar aquilo que de melhor o futebol pode proporcionar com a camisa do mítico Real Madrid: títulos e reconhecimento – foi campeão três vezes da Liga dos Campeões.

Entretanto, apesar de todo este cenário vitorioso, o livro "Savio – Dribles Certeiros de uma carreira de sucesso" não tem somente como contexto principal as conquistas e momentos esportivos daquele que se transformou ídolo da maior torcida do Brasil, mas também, propositalmente, a narrativa procura retratar a forma como vida profissional do capixaba foi administrada.

A carreira de Savio Bortolini Pimentel, natural de Vila Velha, no Espírito Santo, foi esmiuçada pelo jornalista catarinense, Renan Koerich, do GloboEsporte.com. Com um processo de mais de um ano de produção, o livro, da editora carioca Maquinária, contém 224 páginas da história do ex-atacante que vestiu a camisa de nove equipes ao longo da vida profissional. Sem falar nos jogos pela seleção brasileira, com a conquista da Copa América, em 1995, e também a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, um ano depois. Além do Rubro-Negro e do Real, defendeu mais sete clubes e teve destaque no Bordeaux, Zaragoza, Real Sociedad e, por último, Avaí.

E foi justamente em Florianópolis, capital de Santa Catarina, que Savio, juntamente da esposa Suzana e dos três filhos – Breno, Hugo e Lucas - decidiu sequência a vida pós-futebol. Apaixonado pela Ilha catarinense, o ex-jogador tratou de manter e iniciar novos negócios em solo manezinho.

Exatamente neste processo que surge a necessidade de retratar a experiência no mundo da bola em livro. Savio atua como empresário de atleta, mas com uma proposta um tanto diferente daquilo que normalmente é compreendido por gestão de carreira.

- A minha carreira foi diferente das de muitos atletas com que joguei e vi. E é isso que procuro passar para os jogadores que trabalho e estão começando, também. É importante ter uma relação próxima, de confiança e saber traçar um planejamento de longo prazo, cuidando da imagem, a educação e também a questão psicológica. São alguns pontos que procuro enfatizar, além, claro, da educação financeira – explica Savio.

De fato a carreira de Savio difere da maioria dos jogadores de futebol. Dentro de campo teve títulos que muitos atletas sonham em conquistar – Campeonato Carioca de 1996, Liga dos Campeões (97-98/99-00/2001-02), Mundial Interclubes 1998, Campeonato Espanhol 2001, Copa do Rei 2004, Supercopa da Espanha 04-05, Catarinense 2010 e outras glórias, porém, foi fora dos gramados que Savio soube, como poucos, administrar a carreira.

Ainda como jogador, no período em que deixou o Flamengo para ir defender o Real Madrid, Savio procurou investir aquilo que recebia de uma maneira diferente. E, no período em que morava na Espanha, abriu a sua primeira empresa, voltada para o gerenciamento dos imóveis que havia adquirido. Posteriormente, fez cursos de gestão financeira ao lado do goleiro Iker Casillas, do time de Madri, e também iniciou um processo de gestão financeira – investimentos e administração.

Além destes pontos, o livro do ex-jogador, atualmente com 41 anos, aborda a forte relação com família, no Espírito Santo, o amor pelo pai, Mazinho, falecido em 2005, e também pela mãe, Rovena. Há também trechos difíceis, como o problema de saúde que enfrentou logo na chegada ao Flamengo. E, claro, como não pode faltar, grandes jogos e grandes parcerias, como a que fez ao lado de Romário, no Flamengo, Raúl, no Real Madrid e também com David Villa, no Zaragoza.

O livro conta com prefácio escrito por um outro ídolo do Flamengo, Júnior, que foi o primeiro técnico de Savio no profissional do time carioca. As artes do livro foram feitas pelo artista plástico, Ale Maia e Pádua, para ilustrar diferentes momentos da carreira do capixaba. A capa também é assinada pelo artista carioca.

O lançamento oficial de Savio – Dribles certeiros de uma carreira de sucesso, está previsto para o próximo dia 2 de dezembro, na sede do Flamengo, na Gávea, no Rio de Janeiro, às 19h. A entrada é gratuita e o ex-jogador e ídolo Rubro-Negro atenderá aos fãs para fotos e autógrafos. No dia 7 de dezembro, será a vez de Florianópolis e, em seguida, no dia 15, no Espírito Santo, em Vitória.

Confira a programação completa o lançamento do livro de Savio Bortolini

Rio de Janeiro/RJ – 2 de dezembro (quarta-feira) Local: Sede do Clube de Regatas do Flamengo (Avenida Borges de Medeiros, 997 – Lagoa) Horário: 19 horas

Florianópolis/SC – 7 de dezembro (segunda-feira) Local: La Cave Bar (Rua Altamiro Guimarães, 260 – Centro) Horário: 19 horas

Vitória/ES – 15 de dezembro (terça-feira) Local: Livraria Saraiva (Shopping Vitória – Enseada do Sua) Horário: 19 horas

Fonte: Globoesporte